Salve a Si - Centro de tratamento de dependencia quimica

Programação:

 

foodRefeições
5 refeições diárias: café da manhã, lanche matutino, almoço, lanche diurno e jantar.
imagemTerapia comportamental cognitiva
Baseada na teoria da aprendizagem social, a TCC parte do pressuposto de que o ambiente, as características pessoais de temperamento e o comportamento situacional determinam a pessoa, e que o comportamento é um fenômeno dinâmico em construção.
12Reunião de 12 Passos de A.A. e N.A.
Esta reunião tem por objetivo levar ao conhecimento do residente a filosofia dos Doze Passos de Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos, levando-o a perceber a aplicabilidade dessas diretrizes no seu cotidiano. A reunião, aliada ao novo trabalho do programa familiar, leva ao conhecimento dos familiares o conteúdo do programa de tratamento, e visa efetivar a prática dos seus ensinamentos.
imagemReunião de Confronto
É uma reunião em que o residente ouve seus companheiros apontarem os seus defeitos e dificuldades ao longo da semana. Entretanto, também são apontadas as qualidades. As reuniões são acompanhadas por terapeutas e algumas são feitas pela psicóloga. Através do confronto dos “espelhos”, obtemos as características principais do caráter de cada residente. Essa observação e análise nos permite ajudá-lo na busca de uma qualidade de vida sem drogas.
imagemPalestras
Visitas freqüentes de profissionais com conhecimento acadêmico da dependência química e alcoólica. Por meio de palestras específicas, eles orientam os dependentes internados e os co-dependentes (familiares). Também são dadas palestras por membros de N.A. e A.A. em recuperação.
grupoDinâmica de grupo
A dinâmica de grupo sensibiliza o paciente para lidar com a assertividade, a confiança, a expectativa, o feedback, a motivação e o auto-conhecimento.
terapiaTerapia Racional Emotiva
Visando uma compreensão real da importância do uso da razão, e não apenas da emoção, nas relações interpessoais do dia-a-dia.
sentimentoGrupo de sentimento (GS)
Reunião que tem por objetivo fazer com que o residente partilhe os seus sentimentos, identificados ao longo do dia. É uma reunião de partilha, muito importante porque o residente aprende a identificar e expressar os seus sentimentos, dando-se a conhecer ao resto do grupo e ouvindo a sua própria voz e a dos seus companheiros. Assim são identificados objetivos comuns e formados elos de identificação entre pares que possibilitam um avanço mais rápido.
terapiaTerapia individual (com psicóloga e terapeutas)
Este atendimento permite ao residente entrar em contato com suas dificuldades e alcançar alternativas viáveis para o seu equilíbrio emocional, uma vez que promove o desbloqueio de núcleos de conflito geradores de tensão. Cria-se um espaço de reflexão no qual se busca estratégias para o enfrentamento de situações de risco, tão necessárias para um dependente químico.
familyFamiliar
Atendimento todos os sábados. Prática do Amor Exigente, que busca uma reestruturação da dinâmica familiar, possibilitando sua reabilitação e o fortalecimento dos vínculos afetivos.
laborLaborterapia (terapia do trabalho)
Atividade realizada no período da manhã.  Além de evitar a ociosidade, a Laborterapia tem outros objetivos, tais como, entre  outros:

• Trabalhar os sentimentos (mágoa, orgulho, frustração, perda, raiva, amor);
• Descobrir e desenvolver habilidades;
• Elevar a auto-estima;
• Produzir, com a possibilidade de ver o fruto dessa produção;
• Aceitar limites e regras;
• Ter disciplina;
• Perceber suas responsabilidades;
• Assimilar a ajuda mútua;
• Desenvolver a percepção, a preocupação com o outro, a concentração e a atenção;
• Desenvolver a noção de começo, meio e fim de uma atividade;
• Aprimorar a conduta e o caráter;
• Promover a organização e a reabilitação física.

puzzleP.P.R – Programa de prevenção a recaída:
Consiste na aquisição de ferramentas úteis para que o residente, após o seu tratamento, evite situações e sentimentos que o levem a recaídas comportamentais e, assim, à volta ao uso da substânciade sua preferência. A prevenção é feita por meio de uma vigilância severa e pela prática de certos conceitos tais como evitar pessoas, lugares e hábitos da época de uso (da “ativa”). Praticando os princípios do progredir ao ponto de retomada do uso.
dancaBiodança

A Biodança – Dança da Vida – é um sistema de aceleração de processo integrativo, mediante um ambiente enriquecido pela musica, pela dança (movimento pleno de sentido), e pelos processos de feedback e encontro.  É também um sistema de integração e reeducação afetivas, de renovação orgânica e de reaprendizagem das funções originárias da vida. Dividida em cinco linhas de vivência, a biodança se expressa na:

  • Vitalidade – A base da identidade.  Liga-se ao instinto de conservação, à vontade de viver, de realizar coisas, e à saúde em geral.
  • Sexualidade – Preservação da espécie; capacidade de sentir prazer em viver, em ter contato com os outros e em comunicar-se em suas vontades e desejos.
  • Criatividade – Ligada à auto-expressão, à singularidade de cada pessoa como ser único, com sua forma própria de pensar, agir, sentir e relacionar-se com liberdade e autonomia
  • Afetividade – Capacidade de amar a vida, a natureza, a si e às pessoas, com toques que promovem a capacidade de confiar, de se abandonar, de proteger, cuidar e se solidarizar.
  • Transcendência – Sentindo místico de ligação com o todo.  Capacidade de sentir-se único e, ao mesmo tempo, parte de algo maior; de sentir-se dentro do Universo e de te-lo dentro de si.
imagemEspiritualidade
Sem cunho religioso, buscamos o reequilíbrio espiritual do indivíduo através do estudo do E angelho e palestras proferidas por representantes de cultos diversos, bem como ensaios de louvores cantados por todos os residentes, no intuito de reforçar o contato consciente com o seu Deus de escolha.
imagemHorário livre
Por incrível que pareça, o horário livre é extremamente terapêutico, já que é nele que ocorre o convívio e é nele que o residente percebe, por si mesmo e pelo olhar dos demais companheiros, como está evoluindo a sua prática e a sua aplicação do programa. O horário livre pode ser destinado à leitura, ao desenho, à oração, à meditação, às práticas esportivas como pesca e futebol.
imagemVideoterapia
Os residentes assistem filmes de auto-ajuda e depois respondem a questionários, dentro do conceito de auto-identificação.
arteArte Terapia
Arte terapia tem como objetivo usar a arte e criatividade de forma terapêutica para expressar e exteriorizar conflitos emocionais facilitando a ampliação da consciência e do auto-conhecimento, possibilitando mudanças.
imagemVisitas
Somente no segundo domingo de cada mês, das 13 às 17 horas. Familiares e/ou responsáveis que não participam das Reuniões de Amor Exigente não podem fazer visitas.
callLigações telefônicas
Autorizadas quando a equipe técnica assim decidir, e às sextas-feiras, para que os residentes entrem em contato com seus familiares ou responsáveis por 10 minutos mediante a troca de correspondência semanal. Exceções para aniversários e emergências.

 

Duração do Programa de Tratamento:

A duração mínima do programa de tratamento é de 6 meses, podendo variar de acordo com cada caso. O paciente deverá atingir os objetivos das diversas fases do programa terapêutico, bem como os critérios de ascenção de uma fase para outra são objeto de uma contínua avaliação por parte da equipe técnica da Salve a Si.